top of page

Por que prestar atenção no relacionamento da sua equipe de trabalho?

Para ter bons resultados e um desempenho adequado é importante que o relacionamento da sua equipe de trabalho flua de forma harmoniosa e interativa. A convivência diária com os colegas nos permite lidar com diferenças de todos os tipos: opinião, visão, formação, cultura, comportamento, e por isso manter o time unido não é uma tarefa fácil.


Se por um lado essas características individuais podem potencializar o relacionamento da sua equipe de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, por outro pode tornar os conflitos comuns e a convivência diária da equipe difícil.


Relacionamentos ruins refletem diretamente no resultado das empresas, atrapalham a comunicação e aumentam o estresse da equipe de trabalho.


Segundo o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella "para as empresas terem inteligência estratégica, é necessário que seja agregada sinergia, que significa fazer força junto, com sintonia, que é a coincidência e a partilha de objetivos, com simpatia, que é a capacidade de respeito e comunicabilidade entre as pessoas de maneira a haver uma ação mais eficaz".


Por isso, investir no aprimoramento dos relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo tornou-se uma necessidade para as empresas, fazendo com que o trabalho em equipe aconteça de forma harmônica e produtiva.


O que a empresa pode fazer para melhorar o relacionamento da sua equipe de trabalho?


Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o exemplo deve vir hierarquicamente. Para que os colaboradores cultivem o bom relacionamento, ele deve estar presente também na filosofia da empresa e em seus líderes.


É importante que todos vejam e tenham em mente a importância do bom relacionamento e de coletividade, dessa forma o ambiente de trabalho se tornará saudável e produtivo.


Sair da rotina através de programas de treinamento pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o autoconhecimento da sua equipe de trabalho. Trabalhos de desenvolvimento e workshops são apenas algumas das atividades que enriquecem o dia-a-dia corporativo.


Investir no time e incentivar o bom relacionamento da sua equipe de trabalho é a grande chave para promover o respeito entre os colaboradores de forma eficaz.


5 comportamentos fundamentais para o sucesso no relacionamento da sua equipe de trabalho:


1. Paciência

Modere nos comentários, saiba ouvir e respeite as opiniões diferentes da sua.


2. Divisão de Tarefas

Passar tarefas e metas diferentes para cada membro da sua equipe de trabalho, com um objetivo comum, transmite confiança.


3. Solidariedade

Não é só porque você tem uma tarefa diferente da do seu colega que não é possível ajudá-lo eventualmente.


4. Diálogo

Caso você não esteja de acordo com algo, manifeste-se. Explique o porquê de suas objeções.


5. Planejamento e Organização

Às vezes reunir-se em grupo pode acabar gerando dispersões com conversas irrelevantes para a tarefa.



A habilidade de nos expressar de forma franca, direta, clara e respeitosa e o fortalecimento dos pilares citados acima, não traz apenas melhorias no ambiente corporativo, mas também no comportamento pessoal de sua equipe.


A convivência em sociedade é a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal. Por isso é importante investir no relacionamento da sua equipe de trabalho. A empresa deve dar o melhor de si para sua equipe e assim alcançará os melhores resultados de seus colaboradores.


Separamos para vocês uma matéria muito importante do Jornal Hoje sobre como os profissionais podem gerenciar conflitos no trabalho.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page