December 27, 2017

Please reload

Posts Recentes

Sobre crise, foco e time

December 27, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

5 problemas gerados pela desmotivação corporativa.

June 26, 2017

 

Baixa produtividade, queda nos resultados, conflitos nos relacionamentos, entre outros, são apenas alguns dos vários os problemas gerados pela desmotivação corporativa.

 

De acordo com um estudo da University of Central Lancashire, do Reino Unido, um em cada três empregados sofre de tédio crônico no trabalho. O trabalhador precisa se sentir bem com o que faz e estar feliz em seu ambiente de trabalho, pois do contrário pode gerar infelicidade e mal-estar.

 

Existem três principais motivos para que o colaborador comece a ficar infeliz no seu dia-a-dia corporativo: não ter um bom relacionamento com o líder, não se adequar ou concordar com a cultura da empresa ou não ter escolhido a carreira correta. De qualquer forma, o melhor a fazer é estar atento aos sinais.

 

Um estudo realizado pela 4hunter revelou que "mais da metade dos entrevistados, 55%, se diz insatisfeita com o emprego atual. Entre os desmotivados a maioria é homem, 62%. A pesquisa também foi separada por grupos de faixa etária, tendo os profissionais entre 29 e 35 anos como maioria, (34,2%), entre os insatisfeitos".

 

Outro dado interessante é que 66% das pessoas se demitem do líder  e não  da empresa em que trabalham. Nesse artigo destacamos os 5 problemas gerados pela desmotivação corporativa para que você possa ficar atento aos e sinais saber o que fazer para motivar novamente a sua equipe.

 

Baixa produtividade

A baixa produtividade de seus funcionários é hoje um dos principais problemas gerados pela desmotivação corporativa. A baixa produtividade é o reflexo do aumento do stress no ambiente de trabalho, problemas na comunicação interna e de uma equipe insatisfeita com os resultados.

 

Ter uma equipe improdutiva é terrível para o seu negócio e ao identificar esse fator, é importante buscar ferramentas para controlar a ansiedade ou a falta de comprometimento. Mostrar ao funcionário que a sua participação é importante para o negócio pode ser uma atitude interessante para tentar reverter esse quadro.

 

 

1 - Baixa produtividade

 

A baixa produtividade de seus funcionários é hoje um dos principais problemas gerados pela desmotivação corporativa. A baixa produtividade é o reflexo do aumento do stress no ambiente de trabalho, problemas na comunicação interna e de uma equipe insatisfeita com os resultados.

 

Ter uma equipe improdutiva é terrível para o seu negócio e ao identificar esse fator, é importante buscar ferramentas para controlar a ansiedade ou a falta de comprometimento. Mostrar ao funcionário que a sua participação é importante para o negócio pode ser uma atitude interessante para tentar reverter esse quadro.

 

 

2 - Queda nos resultados

 

Como consequência da apatia de uma equipe, a queda nos resultados é uma dor que reflete diretamente na lucratividade da corporação e muitas vezes a situação é imperceptível aos olhos dos gestores ou donos da empresa. Para que isso não aconteça, a proximidade do líder com a equipe é essencial, pois um funcionário que não se sente confortável no ambiente de trabalho dificilmente se sentirá motivado para atingir os resultados esperados.

 

3 - Falta de colaboração

 

O blog da Harvard Business Review publicou uma série de artigos sobre a colaboração e o trabalho em equipe. De acordo com Andrew Campbell, um dos autores da série de posts, a colaboração acontece quando as pessoas compartilham conhecimento e experiência na empresa e seus trabalhos se inter relacionam.

 

Quando não há essa integração entre as diferentes áreas de uma empresa, seus funcionários passam a ter apenas a visão de cada atividade isolada, criando um abismo entre os departamentos e muitas vezes um isolamento das equipes.

 

Esse comportamento acaba gerando muita insatisfação, pois torna o trabalho mais difícil tanto no âmbito da execução das tarefas quanto no relacionamento entre as pessoas.


Veja aqui 10 Formas de resolver a falta de comunicação entre sua equipe

 

4 - Conflitos de relacionamento

 

Todos sabemos a importância da convivência para ter um bom ambiente de trabalho. Mas em uma empresa há indivíduos muito diferentes na forma de pensar, agir e lidar com o próximo.

 

Algumas atitudes vão se transformando em uma bola de neve, gerando mais um problema causado pela desmotivação corporativa. Segundo o especialista em gestão de carreiras Edson Carli, "nenhum conflito nasce do nada e são respostas violentas que tem como base a frustração".

 

Fazer vista grossa a esses conflitos só fará mal aos envolvidos e também à empresa como um todo. Isso resulta em acúmulo de tarefas, falhas de comunicação, sabotagem,  atrasos nas entregas, entre outros muitos prejuízos que podem ser gerados pela desmotivação.

 

5 - Deterioração do ambiente de trabalho

 

De acordo com o estudo da 4hunter passar as longas horas de expediente em um ambiente de trabalho pesado é o principal fator de insatisfação entre os entrevistados.

 

Quando o ambiente de trabalho está deteriorado, seja por parte da equipe ou do líder, o indivíduo em questão não se sentirá confortável e nem motivado. A falta de entusiasmo nas atividades, aumento das reclamações, atrasos constantes, baixa qualidade na execução das tarefas são apenas alguns dos muitos problemas que a deterioração no ambiente de trabalho pode causar.

 

Nesse caso, é importante analisar se houve mudanças nas condições de trabalho e quais são os agentes responsáveis por isso. Uma conversa honesta e franca com sua equipe ou funcionário pode contribuir para reverter essa situação.

 

Saiba o que fazer para motivar novamente a sua equipe

 

Antes de tudo é preciso identificar o profissional desmotivado. Nesse momento, você pode contar com pesquisas de clima organizacional. Essas pesquisas contam com uma metodologia bem estruturada e a análise aprofundada desses resultados podem te ajudar a entender o foco do problema e como resolvê-lo.

 

De acordo com o consultor organizacional Ricardo Piovan, reconhecimentos verbais e feedbacks regulares do chefe também são boas dicas para manter sua equipe motivada. Piovan também diz que com esse processo constante o profissional tem mais chance de se desenvolver na empresa. Mas, segundo ele, infelizmente poucos funcionários têm a competência de dar um feedback de forma correta, o que é essencial em um líder.

 

Cuidar das questões físicas como ergonomia, conforto térmico, limpeza, boas estruturas e também das questões mentais como estimular o bom convívio e o equilíbrio entre produtividade e ambiente divertido e agradável são fatores primordiais.

 

Existem hoje diversas ferramentas que cabem no bolso e que podem trazer resultados gratificantes em curto prazo. Essas ferramentas são personalizadas e ideais para unir a sua equipe e equilibrar a pressão diária.

 

Para conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas e quais são seus resultados, entre em contato conosco e entenda como melhorar de vez os problemas gerados pela desmotivação corporativa.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Contato

 

contato@beonday.com.br

+55 11 99643 7133

Siga

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle