Por que prestar atenção no relacionamento da sua equipe de trabalho?
Para ter bons resultados e um desempenho adequado é importante que o relacionamento da sua equipe de trabalho flua de forma harmoniosa e interativa. A convivência diária com os colegas nos permite lidar com diferenças de todos os tipos: opinião, visão, formação, cultura, comportamento, e por isso manter o time unido não é uma tarefa fácil.
Se por um lado essas características individuais podem potencializar o relacionamento da sua equipe de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, por outro pode tornar os conflitos comuns e a convivência diária da equipe difícil.
Relacionamentos ruins refletem diretamente no resultado das empresas, atrapalham a comunicação e aumentam o estresse da equipe de trabalho.
Segundo o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella "para as empresas terem inteligência estratégica, é necessário que seja agregada sinergia, que significa fazer força junto, com sintonia, que é a coincidência e a partilha de objetivos, com simpatia, que é a capacidade de respeito e comunicabilidade entre as pessoas de maneira a haver uma ação mais eficaz".
Por isso, investir no aprimoramento dos relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo tornou-se uma necessidade para as empresas, fazendo com que o trabalho em equipe aconteça de forma harmônica e produtiva.
O que a empresa pode fazer para melhorar o relacionamento da sua equipe de trabalho?
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o exemplo deve vir hierarquicamente. Para que os colaboradores cultivem o bom relacionamento, ele deve estar presente também na filosofia da empresa e em seus líderes.
É importante que todos vejam e tenham em mente a importância do bom relacionamento e de coletividade, dessa forma o ambiente de trabalho se tornará saudável e produtivo.
Sair da rotina através de programas de treinamento pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o autoconhecimento da sua equipe de trabalho. Trabalhos de desenvolvimento e workshops são apenas algumas das atividades que enriquecem o dia-a-dia corporativo.
Investir no time e incentivar o bom relacionamento da sua equipe de trabalho é a grande chave para promover o respeito entre os colaboradores de forma eficaz.
5 comportamentos fundamentais para o sucesso no relacionamento da sua equipe de trabalho:
1. Paciência
Modere nos comentários, saiba ouvir e respeite as opiniões diferentes da sua.
2. Divisão de Tarefas
Passar tarefas e metas diferentes para cada membro da sua equipe de trabalho, com um objetivo comum, transmite confiança.
3. Solidariedade
Não é só porque você tem uma tarefa diferente da do seu colega que não é possível ajudá-lo eventualmente.
4. Diálogo
Caso você não esteja de acordo com algo, manifeste-se. Explique o porquê de suas objeções.
5. Planejamento e Organização
Às vezes reunir-se em grupo pode acabar gerando dispersões com conversas irrelevantes para a tarefa.
A habilidade de nos expressar de forma franca, direta, clara e respeitosa e o fortalecimento dos pilares citados acima, não traz apenas melhorias no ambiente corporativo, mas também no comportamento pessoal de sua equipe.
A convivência em sociedade é a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal. Por isso é importante investir no relacionamento da sua equipe de trabalho. A empresa deve dar o melhor de si para sua equipe e assim alcançará os melhores resultados de seus colaboradores.
Separamos para vocês uma matéria muito importante do Jornal Hoje sobre como os profissionais podem gerenciar conflitos no trabalho.