Por que prestar atenção no relacionamento da sua equipe de trabalho?

Para ter bons resultados e um desempenho adequado é importante que o relacionamento da sua equipe de trabalho flua de forma harmoniosa e interativa. A convivência diária com os colegas nos permite lidar com diferenças de todos os tipos: opinião, visão, formação, cultura, comportamento, e por isso manter o time unido não é uma tarefa fácil.


Se por um lado essas características individuais podem potencializar o relacionamento da sua equipe de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, por outro pode tornar os conflitos comuns e a convivência diária da equipe difícil.


Relacionamentos ruins refletem diretamente no resultado das empresas, atrapalham a comunicação e aumentam o estresse da equipe de trabalho.


Segundo o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella "para as empresas terem inteligência estratégica, é necessário que seja agregada sinergia, que significa fazer força junto, com sintonia, que é a coincidência e a partilha de objetivos, com simpatia, que é a capacidade de respeito e comunicabilidade entre as pessoas de maneira a haver uma ação mais eficaz".


Por isso, investir no aprimoramento dos relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo tornou-se uma necessidade para as empresas, fazendo com que o trabalho em equipe aconteça de forma harmônica e produtiva.


O que a empresa pode fazer para melhorar o relacionamento da sua equipe de trabalho?


Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o exemplo deve vir hierarquicamente. Para que os colaboradores cultivem o bom relacionamento, ele deve estar presente também na filosofia da empresa e em seus líderes.


É importante que todos vejam e tenham em mente a importância do bom relacionamento e de coletividade, dessa forma o ambiente de trabalho se tornará saudável e produtivo.


Sair da rotina através de programas de treinamento pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o autoconhecimento da sua equipe de trabalho. Trabalhos de desenvolvimento e workshops são apenas algumas das atividades que enriquecem o dia-a-dia corporativo.


Investir no time e incentivar o bom relacionamento da sua equipe de trabalho é a grande chave para promover o respeito entre os colaboradores de forma eficaz.


5 comportamentos fundamentais para o sucesso no relacionamento da sua equipe de trabalho:


1. Paciência

Modere nos comentários, saiba ouvir e respeite as opiniões diferentes da sua.


2. Divisão de Tarefas

Passar tarefas e metas diferentes para cada membro da sua equipe de trabalho, com um objetivo comum, transmite confiança.


3. Solidariedade

Não é só porque você tem uma tarefa diferente da do seu colega que não é possível ajudá-lo eventualmente.


4. Diálogo

Caso você não esteja de acordo com algo, manifeste-se. Explique o porquê de suas objeções.


5. Planejamento e Organização

Às vezes reunir-se em grupo pode acabar gerando dispersões com conversas irrelevantes para a tarefa.


Veja aqui 10 Formas de resolver a falta de comunicação entre sua equipe.


A habilidade de nos expressar de forma franca, direta, clara e respeitosa e o fortalecimento dos pilares citados acima, não traz apenas melhorias no ambiente corporativo, mas também no comportamento pessoal de sua equipe.


A convivência em sociedade é a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal. Por isso é importante investir no relacionamento da sua equipe de trabalho. A empresa deve dar o melhor de si para sua equipe e assim alcançará os melhores resultados de seus colaboradores.


Separamos para vocês uma matéria muito importante do Jornal Hoje sobre como os profissionais podem gerenciar conflitos no trabalho.




#motivação #trabalhoemequipe

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square