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10 Formas de resolver a falta de comunicação entre sua equipe.

June 19, 2017

 

Você sabe como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir e entendam o que você quer dizer? A fluidez na comunicação do trabalho em equipe é fundamental para a conquista dos objetivos e também para manter o bom relacionamento como um todo.

 

Quem não consegue se comunicar com eficiência perde oportunidades e credibilidade. A comunicação não efetiva pode causar danos irreparáveis que vão desde a má interpretação de fatos até o desgaste do clima organizacional.

 

Quando essa comunicação se mostra falha é bom tomar providências, pois isso pode impactar não apenas o dia-a-dia de sua equipe, mas também os negócios como um todo. Por isso a assertividade na hora de expor uma ideia é essencial para realizar um bom trabalho de liderança.

 

Se você está enfrentando problemas na comunicação inter relacional, seja você gestor ou liderado, estamos aqui para te ajudar. Separamos 10 dicas básicas que vão te ajudar a resolver a falta de comunicação no trabalho.

 

1- Trabalhe as técnicas de comunicação

 

Antes de sair falando, pare, respire e pense exatamente no que quer falar, com quem falar, como falar e em que momento falar. O verdadeiro profissional é capaz de falar de forma simples sobre temas complexos.

Para ilustrar melhor separamos esse vídeo em que o especialista em comunicação e sons Julian Treasure mostra como podemos falar com poder e empatia:

 

2-  Se comunique com clareza, coerência e paciência

 

A comunicação entre gestores e equipes deve apresentar características como clareza e coerência. Esses dois comportamentos são os responsáveis pela consistência e confiança na comunicação de um líder. Para que as pessoas de sua equipe compreendam as tarefas que precisam executar e os motivos que fundamentam os seus objetivos e metas como um todo, não existe nada tão eficaz em termos de comunicação como uma apresentação prática.

 

3- Entenda que a comunicação entre líder e equipe é uma via de mão dupla

 

O papel do líder é orientar e capacitar sua equipe para que juntos obtenham os resultados desejados. É também criar um alinhamento entre aprendizagem, necessidades e desejos do mercado e transformar essas informações em vantagem competitiva para a organização. O papel da equipe é adquirir informações relevantes para que esse líder entenda as necessidades e expectativas do negócio.

Sem uma comunicação mútua, aberta e sincera dificilmente o gestor ou a equipe conseguirão atingir seus objetivos.

 

4- Preste atenção no outro

 

Aqui a palavra mágica é ouvir. Mesmo que a outra opinião seja diferente, ouça com atenção e espere que o outro conclua seu raciocínio para então mostrar o seu ponto de vista. Quando ouvimos conseguimos entender através da expressão verbal e não verbal como o próximo gostaria de ser abordado. Também é uma forma de demonstrar respeito e empatia. Não prestar atenção no outro pode causar impactos negativos na forma como a sua equipe conduz o dia-a-dia. Aprenda a ouvir para refletir sobre novas ideias e realidades, promovendo mudanças consistentes e eficazes.

 

5- Estimule a criatividade de seus funcionários

 

Derrube as barreiras formais criadas pelo dia-a-dia corporativo. Reunir seu time algumas vezes por ano em cenários paralelos é uma ferramenta poderosa para aproximar sua equipe, melhorar o clima de sua área e equilibrar a pressão diária. As melhores ideias surgem em momentos de descontração e prazer, longe do stress criado no dia-a-dia corporativo. Você pode contar com empresas voltadas exclusivamente para a elaboração de atividades offline que se conectam aos seus objetivos de negócios.

 

6- Mostre-se acessível

 

Deixe a formalidade de lado. Cortesia em excesso pode disfarçar o medo e o receio da equipe em se expressar franca e honestamente. Por detrás de toda a prudência na comunicação, pode se esconder relacionamentos doentes ou dissimulados. Por isso, o ideal é se mostrar um líder sempre aberto e pronto para contribuir com a sua equipe no que for necessário.

 

7- Dê e receba feedbacks

 

Nós entendemos que esse é um momento muito delicado, mas Não espere pelo verdadeiro feedback somente quando o funcionário for embora ou não tiver mais nada a perder. Permita que sua equipe demonstre as divergências de seu papel e da estratégia. Permita que a equipe se expresse confiavelmente e garanta que não haverá punição pelo feedback objetivo e verdadeiro.

 

8- Faça reuniões rápidas

 

Nada melhor que reuniões para conversar com os membros de sua equipe. O grande problema dessas reuniões é que elas costumam ser longas e cansativas. Você já ouviu falar de stand up meeting? São reuniões diárias de curtíssima duração que tem como objetivo reunir a equipe para que cada membro responda aos seguintes tópicos:

  • O que você fez ontem?

  • O que tem que fazer hoje?

  • Quais os bloqueios que você tem? (se depende de alguma outra pessoa, por exemplo)

Essas reuniões são importantes para que a equipe compartilhe seus compromissos para o dia e também para mostrar visibilidade em atrasos e obstáculos, evitando assim problemas de processo.

 

9- Use o bom humor como seu aliado

 

O psicólogo norte-americano James Lin afirma que “quem ri junto, trabalha melhor”. Sabemos que nem sempre é fácil manter a calma e o bom humor no ambiente corporativo, pois há muitos fatores envolvidos. No entanto, pessoas bem humoradas e sorridentes desencadeiam um clima mais amigável e participativo dentro do ambiente de trabalho. Isso também faz com que seus colegas se sintam à vontade para se aproximarem, dialogarem e trocarem informações.

 

10- Saiba gerenciar crises

 

A capacidade de assumir o controle para si não é para qualquer um. É por isso que existem tantos chefes, mas tão poucos líderes. Conflitos são comuns em um ambiente de trabalho, por isso é importante saber o momento de intervir e mediar situações que podem desestabilizar uma equipe. Ouvir é, mais uma vez, um ponto crucial para buscar soluções justas, retomando a harmonia do ambiente. Lembre-se: liderar independe de autoridade ou de poder.

 

Como você pôde perceber, não é tão difícil resolver a falta de comunicação na sua equipe. Colocando em prática esses simples 10 passos você já conseguirá alcançar um bom resultado. Sua equipe e empresa agradecem!

 

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