top of page

O que você não sabia sobre Gestão de Conhecimento.



De acordo com o Centro americano de Produtividade e Qualidade (APQC) a Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) é como uma coleção de abordagens sistemáticas que entrega o conhecimento e a informação para as pessoas certas no momento certo e com um custo financeiro certo. Assim, as pessoas beneficiadas por esse conhecimento podem agir de forma mais eficiente e efetiva para criar valor para a organização.


Sabendo disso, separamos algumas perguntas e respostas sobre a Gestão de Conhecimento que podem ser importantes para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto.


1) Por que as empresas devem investir na Gestão de Conhecimento?


Há muitas razões pelas quais as organizações começam a investir na GC. Uma delas é sem dúvida por motivos demográficos: muitos especialistas sênior estão prestes a se aposentar e a organização quer uma maneira de documentar seu know-how e experiência, ou novas pessoas são contratadas e a GC|KM é vista como uma maneira de integrá-los rapidamente.


Outras organizações se voltam para a GC|KM em resposta a mudanças ou crises. Uma fusão, aquisição ou reestruturação pode fazer com que uma organização reconheça a necessidade de quebrar o gelo entre grupos e melhorar o compartilhamento e a colaboração do conhecimento entre as equipes. Caso aconteça algum erro burocrático ou de segurança por exemplo, a GC|KM pode reduzir problemas similares no futuro. Algumas empresas reconhecem que estão desperdiçando dinheiro não aprendendo com experiências passadas e reutilizando o capital intelectual em projetos, locais e unidades de negócios.


Mas, independentemente do que motivou a empresa, os programas de GC|KM bem sucedidos ultrapassam seus próprios limites, agregando valor ao negócio de várias maneiras.


2) É necessário uma estratégia forma de Gestão de Conhecimento para ser bem sucedido?


É normal que muitas organizações decidem que vão "fazer GC|KM" sem uma idéia clara do porquê ou dos objetivos específicos que eles querem alcançar. Se você começar definindo uma estratégia, isso força você a descobrir o que suas organizações precisam em relação ao conhecimento e gestão.


Então, como a Gestão de Conhecimento pode ajudar seu negócio a melhorar? Para descobrir a resposta a essa pergunta, é preciso entrevistar líderes, gerentes e quem mais for necessário. Dessa forma, você encontrará em comum acordo um objetivo para alcançar.


O próximo passo é criar uma estratégia formal e um roteiro em torno dos objetivos que você identificou. Uma estratégia clara - que mostre onde você quer ir e como vai chegar lá - que te ajude a traçar um plano de negócios mais amplo e criar credibilidade na utilização das ferramentas e abordagens implementadas. Essa metodologia também te ajudará a se manter focado e iniciar conversas com parceiros de negócios internos que te ajudarão ao longo do caminho.


3) Como posso criar uma cultura de Gestão de Conhecimento dentro da minha organização?


É muito comum ver programas de GC|KM falharem porque os profissionais pensam que o primeiro passo é transformar suas culturas organizacionais. Na verdade a mudança de cultura costuma ser mais uma conseqüência do compartilhamento de conhecimento do que uma antecipação.


A melhor estratégia é cultivar uma atitude positiva em relação ao compartilhamento e colaboração de conhecimento, servindo-se principalmente de exemplo para sua equipe.


Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page